Balada da estrela e outros poemas

A chilena Gabriela Mistral foi a primeira personalidade da América Latina a conquistar o Nobel de Literatura. Em 1945, ela recebeu a notícia da premiação aqui no Brasil, na cidade de Petrópolis, onde então morava.
Este conjunto de poemas oferece aos pequenos leitores brasileiros um primeiro encontro com a sua literatura, há muito tempo ausente das nossas livrarias. Uma poesia musical, cheia de ternura, cheia de vida.

Comprar

Detalhes do livro

Formato

Gênero/tipo

Poemas

Indicação etária

A partir dos 7/8 anos

ISBN

978-85-93234-05-7

Páginas

56

Preço sugerido

R$ 54,90

Sobre o(s) autor(es)

Gabriela Mistral (poemas)

Lucila Godoy Alcayaga nasceu em Vicuña, no Chile. De origem humilde, cresceu em uma aldeia no norte do país. Aos 15 anos, começou a dar aula e a publicar os seus poemas na imprensa, adotando o pseudônimo Gabriela Mistral. Desempenhou diversas funções no magistério e tornou-se uma importante pensadora da educação. Envolveu-se com questões sociais e políticas e escreveu muitos artigos de opinião para os principais jornais do Chile. A partir de 1920, iniciou uma vida itinerante, trabalhando em universidades, consulados e outras instituições em diversos países dos continentes americano e europeu. Sempre procurou conciliar a criação literária com a sua carreira nas áreas de educação e de diplomacia. Por sua obra poética, inspirada por profundas emoções, Gabriela Mistral ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1945. A notícia foi recebida em Petrópolis, cidade brasileira onde então morava, atuando no consulado chileno. Ela foi a primeira personalidade da literatura latino-americana a ser agraciada com essa distinção. Aos 67 anos, faleceu em Nova York, nos Estados Unidos.

Leo Cunha (tradutor)

Nascido em Bocaiuva, no interior de Minas Gerais, ele vive atualmente em Belo Horizonte. É autor de mais de 50 livros para crianças e jovens. Sua obra recebeu os prêmios Nestlé, Jabuti, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, João-de-Barro, entre outros. Ele ainda traduziu livros de diversos escritores, como Julio Cortázar, Antonio Skármeta, Robert Louis Stevenson, David McKee e Jon Scieszka. Com doutorado em Cinema, mestrado em Ciência da Informação e graduação em Jornalismo e em Publicidade, Leo é também professor universitário.

Leonor Pérez (ilustrações)

Nasceu em Santiago, capital do Chile, onde mora até hoje. Formou-se em Arte e em Educação e depois em Ilustração. Foi professora de crianças e jovens por vários anos até decidir que se dedicaria exclusivamente à arte de ilustrar. Fez trabalhos para a maioria das editoras chilenas e também colaborou com casas editoriais do México, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. Participou de diversas exposições no seu país e no exterior. Hoje, além de ilustrar, é professora da Pontifícia Universidade Católica do Chile, onde ministra disciplinas nos cursos de Ilustração e de Edição.